Multinacional alemã destaca soluções avançadas em controle de fluidos para o setor de mineração
A multinacional alemã GEMÜ, referência global em válvulas para automação e controle de fluidos, se destaca entre os principais expositores da Exposibram 2024, um dos maiores eventos do setor de mineração da América Latina, que acontece de 09 a 12 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. A feira promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), reune os maiores players do setor mineral, proporcionando um ambiente dinâmico para a apresentação de soluções tecnológicas e discussões sobre as tendências do mercado.
Equipe da GEMÜ, durante a Exposibram_2024, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A válvula borboleta R480, equipada com assento em elastômero, e a válvula bi excêntrica modelo R470, com assento em teflon, atendem as aplicações de tratamento de água e fluídos sob alta pressão. Essas soluções são fundamentais para o controle de fluidos abrasivos e ácidos fortes, áreas críticas da mineração.
De acordo com Lélis Carretero Neto, coordenador de produtos da GEMÜ Brasil," a participação na Exposibram 2024 reforça o compromisso da empresa com o setor: a mineração é um mercado chave para nós, especialmente na América Latina, onde temos presença consolidada no Chile, Peru e Brasil. Nosso objetivo é apresentar tecnologias que contribuam para otimizar os processos industriais, aumentando a durabilidade dos equipamentos e reduzindo custos de manutenção", ressalta.
Lélis lembra, ainda, que a válvula Diafragma, carro-chefe da empresa na mineração, continua sendo uma referência por sua versatilidade em controlar fluidos abrasivos, minimizando o desgaste dos sistemas. A GEMÜ vê na feira uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e explorar novos negócios na região.
Para Cesar Hamilton, que tem larga experiência no setor de mineração e trabalha diretamente na operação de válvulas Gemü numa mineradora tradicional da região, os produtos com tecnologia alemã são muito eficientes. “Se uma válvula deixa de funcionar, a produção toda fica parada, o que ocasiona um prejuízo enorme, principalmente quando se está falando em exportação “, explica. Ele conta que as inovações tecnológicas apresentadas pela Gemü são garantia de sucesso e qualidade nos processos de mineração."
A expectativa é de que mais de 70 mil pessoas do Brasil e de vários países do mundo visitem o evento que acontece no Expominas. A feira, que tem reconhecimento internacional é também uma plataforma valiosa para networking e troca de conhecimentos, permitindo que os visitantes conheçam de perto soluções como as apresentadas pela líder alemã, que aumentam a eficiência e diminuem custos das operações no setor da mineração.
O evento vai até esta quinta-feira (12). Quer conferir as inovações alemãs? Ainda dá tempo de visitar o espaço GEMÜ na Exposibram 2024, confira:
Stand EE48
Horário: das 13h às 21h
Local: Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte, MG
Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.
Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes.